Timor-Leste - Deve assumir controle de sua polícia até junho

Comandante da Polícia das Nações Unidas no país, Unpol, diz à Rádio ONU que processo de transferência de responsabilidades corre bem e dever ser formalizado até meados do ano.

 

 
 
A Polícia das Nações Unidas no Timor-Leste, Unpol, deve concluir a passagem de responsabilidade à Polícia Nacional do Timor, até meados deste ano.
O cálculo foi feito pelo chefe da Unpol no Timor, comandante Luís Carrilho. O militar está em Nova York para participar de um encontro de chefes de polícia em missões de paz. Nesta entrevista à Rádio ONU, ele disse que o Timor-Leste tem uma avaliação positiva na área de segurança.
 

 
Critérios
Mas segundo ele, para que o controle total seja realizado, o país precisa preencher todos os critérios estabelecidos em acordo com a ONU e as autoridades timorenses.

 
"Quando os critérios para os distritos, em termos dos critérios que foram definidos pelas autoridades timorenses, forem preenchidos, será entregue (a responsabilidade de policiamento). Contamos que será feito na primeira metade de 2011. São os distritos de Díli, capital do país, de Suai e Bobonaro, que são os dois distritos de fronteira. Neste momento a avaliação é positiva, mas falta decorrer o momento formal", explicou.

 
À exceção dos três distritos mencionados por Luís Carrilho, a Unpol já realizou a transferência de responsabilidade à polícia local de todo o resto do país, incluindo o distrito de Liquiça que é administrado por uma mulher, a primeira comandante policial timorense.

 
O treino de policias do país do sudeste da Ásia faz parte das tarefas da Missão das Nações Unidas no Timor-Leste, Unmit.
Integrante da Unpol
publicado por Estimela às 23:22 | comentar | favorito
tags: