Moçambique e Portugal renovam cooperação no domínio da Defesa

Maputo - Os Comandantes militares do Ramo de Exército de Moçambique e Portugal decidiram, esta segunda-feira, 25 de Julho, continuar a cooperar no campo da formação e troca de experiências, ao nível bilateral e multilateral, no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

 

Esta vontade foi manifestada pelos dois Comandantes do Ramo, na sequência da visita do Chefe do Estado-Maior do Exército de Portugal, General José Luís Pinto Ramalho, que se encontra de visita a Moçambique, a convite do seu homólogo, Major-General Graça Chongo.

 

Durante audiência de cortesia com o Vice-Ministro da Defesa Nacional de Moçambique, Agostinho Salvador Mondlane, o General luso manifestou a vontade do seu Ramo em continuar a cooperar com Moçambique no âmbito do Programa Quadro, assinado entre Moçambique e Portugal em 2010.

 

O Vice-Ministro da Defesa Nacional saudou a situação actual de cooperação entre os dois países, no domínio da Defesa, e disse que há necessidade de adaptação permanente desta cooperação, em função dos novos desafios nacionais e internacionais.

 

Um comunicado do Ministério da Defesa Nacional refere que, durante a sua estadia em Moçambique, o General José Luís Pinto Ramalho vai manter contacto com altas patentes das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), para além de visitar algumas unidades militares no país.

 

 

Fonte : PNN Portuguese News Network 27.07.2011

publicado por Estimela às 21:19 | favorito