Polícia Nacional de Cabo-Verde apoia na Violência Doméstica
Dezanove membros da Policia Nacional (PN), receberam o seu título de formados em matéria de Violência baseada no Género (VBG) e atendimento às vítimas de VBG. O acto de encerramento do curso decorreu na tarde desta sexta-feira, 8, no Centro de Formação da Policia Nacional.
Os polícias graduados - 15 homens e 4 mulheres provenientes de todos os comandos regionais e de todas as ilhas do país, foram capacitados pedagogicamente para serem formadores nas suas esquadras e comandos em questões de igualdade de género (VBG), técnicas de atendimento às vitimas de VBG, aspectos jurídicos do atendimento e o papel da policia face aos direitos humanos, nos seus respectivos locais de trabalho.
Promovido pelo Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), em parceria com a PN e a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania, o curso decorre desde o dia 13 de Setembro, como parte do projecto “Formação da Policia Nacional em Violência Baseada no Género (VBG) e Atendimento especializado as vítimas de VBG”.
O projecto objectiva garantir apoio eficaz às vítimas de VBG, aumentando a qualidade e a uniformização do seu atendimento e seguimento nas esquadras policiais. Através da capacitação dos profissionais da Policia Nacional nestes temas pretende-se evitar procedimentos inadequados que conduzam a novos traumas, frustrações e sentimentos de culpabilidade nas vítimas. Daí, esse curso centrar-se no abandono dos processos de queixa e de busca de apoio ou a impossibilidade de dar seguimento às queixas no tribunal.
O encerramento do curso pôs fim ao programa de 138 horas recebido pelos 19 membros das forças policiais que agora têm a missão de replicar os conhecimentos sobre a identificação e denúncia dos casos de VBG, assim como o atendimento, apoio e encaminhamento das vítimas desses crimes.