Policia Nacional de Cabo Verde

A Polícia de Ordem Pública (POP) é a principal força de segurança uniformizada de Cabo Verde, responsável pela segurança e ordem pública e policiamento ostensivo, dependente do Ministério da Justiça e da Administração Interna.

A POP tem a sua origem no Corpo de Polícia Civil criado pelo governador Caetano Albuquerque em 1872. Esta polícia teria uma organização semelhante à Polícia Civil da metrópole portuguesa, actuando na cidade da Praia.
Em 1880 o Corpo de Polícia é reestruturado em companhias de polícia com uma organização de cariz militar, passando a existir uma companhia na Praia e outra no Mindelo.

Em 1962 dá-se uma nova organização da polícia de Cabo Verde, que é transformada na Polícia de Segurança Pública (PSP) de Cabo Verde, de carácter novamente civil, modelada na Polícia de Segurança Pública da metrópole.

Na sequência da independência de Cabo Verde em relação a Portugal em 1975, a PSP foi transformada na Polícia de Ordem Pública, sendo afastados os seus quadros de origem portuguesa.

File:Policia (S. Vicente, Cabo Verde).JPGDevido às relações históricas e ao facto de vários dos seus oficiais serem formados em Portugal, a POP continua a manter uma ligação estreita com a PSP portuguesa, mantendo, por exemplo, organização e uniformes semelhantes.
Com a publicação dp Decreto-Legislativo 6/2005 de 14 de Novembro é criada a Polícia Nacional de Cabo Verde, "responsável pela segurança pública em todo o território nacional".
publicado por Estimela às 19:36 | comentar | favorito