ONU: Timor-Leste continua a consolidar a paz

 

Timor-Leste continua a consolidar a paz e a estabilidade e promover o desenvolvimento, as Nações Unidas já está a planear o final da sua missão no país.

 


A Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT), criada em 2006 após um surto de violência mortal para substituir várias missões anteriores no país do Sudeste Asiático que o organismo mundial guiou para a independência em 2002 depois que se ter separado da Indonésia.

 

A ONU já transferiu a responsabilidade de policiamento para as autoridades nacionais na maioria dos distritos, enquanto se aguarda uma entrega total. "Isso vai sinalizar uma nova fase de desenvolvimento na PNTL [Polícia Nacional de Timor-Leste], o início da fase de reconstituição durante o qual a polícia da UNMIT terá como principal foco o fortalecimento institucional e capacitação da PNTL," disse Ameerah Haq, o Representante Especial do Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon ao Conselho de Segurança na semana passada. Ressaltou que essa fase será fundamental para assegurar a capacidade da PNTL para garantir a segurança antes de eventual retirada da UNMIT. "Dado o forte empenho do Governo de Timor-Leste para a transição, o nosso objectivo é garantir uma retirada da UNMIT limpa e bem sucedida, que esperamos também pode servir como uma boa prática para outras missões de paz".

 

A PNTL já retomou as responsabilidades em 10 dos 13 distritos administrativos e controla seis unidades, incluindo o maior distrito de Viqueque, bem como o Departamento de Imigração, da Unidade de Patrulha de Fronteira e Escritório da Interpol, a entrega final está prevista para o final do mês de Março.

 

Fonte: ONU

 

publicado por Estimela às 12:41 | comentar | favorito
tags: